Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CULTURA INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v14i1.6506

ISSN

2237-1648

Autores

Cálita Fernanda de Paula Martins, Dílson César Devides,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O universo da ciberinfância possibilita ressignificar a forma de ver a criança e sua infância no âmbito da cultura contemporânea e, principalmente, as relações entre as práticas de consumo, os jogos eletrônicos e o imaginário dessas crianças. A partir desse pressuposto propõe-se uma reflexão que envolve o processo de ressignificação da “imagem” midiática no imaginário infantil. Contudo, as discussões apresentadas neste estudo tratam-se das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado. E como passo inicial da pesquisa foi elaborado um mapeamento das produções acadêmicas que envolvem a temática proposta. E a partir dos resultados deste mapeamento deu-se início as reflexões da cultura infantil na contemporaneidade. Para isso foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, um levantamento bibliográfico. Tendo como orientação teórica: Bachelard (2001); Buckingham (2007); Cairoli (2010); Castells (2002); Dornelles (2005); Durand (1988); Lemos (2002); Levy (1999); Menezes (2013); Piaget (1978); Sarmento (2004); Vygotsky (1984), entre outros autores. Os resultados da presente reflexão teórica apontam que sentidos diferentes passam a ser atribuídos as imagens presentes na mídia, de modo que cada criança tem a capacidade de ressignificar, através do seu imaginário, os elementos midiáticos, ou seja, elas interpretam e atribuem sentidos diferentes as imagens presentes na mídia, gerando outros sentidos e significados.

Referência(s)