TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30681/reps.v15i2.11714
ISSN2236-3165
AutoresAnderson Gomes dos Santos, Maria Janailma Barbosa da Silva Tavares,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO teatro no ensino médio contextualiza aprendizagens significativas promovendo o desenvolvimento dos estudantes com a linguagem teatral, estabelecendo conexões a partir das habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. O objetivo deste artigo é discutir as contribuições do teatro do oprimido no contexto educacional, como importante recurso para o tratamento de diversos temas transversais, conteúdos programáticos, além de contribuições em espaços informais, versando sobre a pesquisa realizada com jovens no Ensino Médio em uma instituição pública de Ensino Médio do estado de Alagoas. Participaram do processo quatro turmas da 2ª série no contexto de montagem cênica, foi aplicado um questionário para uma estudante de cada turma. O procedimento de análise de conteúdo foi utilizado para evidenciar os resultados da pesquisa. Os resultados mostraram que o teatro do oprimido corresponde a uma sequência de trabalho muito eficaz em ambientes educacionais, sejam no contexto formal ou informal.
Referência(s)