
SEMIÓTICA DISCURSIVA E FORMAÇÃO DE LEITORES
2024; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 15; Issue: Especial Linguagem: Português
10.70860/ufnt.entreletras.e19289
ISSN2179-3948
AutoresRute da Silva Santos, DJALMA VALÉRIO RIBEIRO NETO,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPartindo da ideia de uma leitura sincrética, o presente artigo traz considerações acerca da semiótica discursiva para a formação de leitores na escola. Precisamos possibilitar que a aula de Língua Portuguesa seja aula de leitura, desde a “leitura do mundo” que “precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988), até a literatura. Assim, propomos uma atividade de leitura na linha da semiótica discursiva para o ensino médio, a fim de contribuir com a formação leitora a partir da canção Inumeráveis, de Chico César e Bráulio Bessa, que traz uma reflexão sobre a pandemia da Covid-19.
Referência(s)