Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SEMIÓTICA DISCURSIVA E FORMAÇÃO DE LEITORES

2024; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 15; Issue: Especial Linguagem: Português

10.70860/ufnt.entreletras.e19289

ISSN

2179-3948

Autores

Rute da Silva Santos, DJALMA VALÉRIO RIBEIRO NETO,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Partindo da ideia de uma leitura sincrética, o presente artigo traz considerações acerca da semiótica discursiva para a formação de leitores na escola. Precisamos possibilitar que a aula de Língua Portuguesa seja aula de leitura, desde a “leitura do mundo” que “precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988), até a literatura. Assim, propomos uma atividade de leitura na linha da semiótica discursiva para o ensino médio, a fim de contribuir com a formação leitora a partir da canção Inumeráveis, de Chico César e Bráulio Bessa, que traz uma reflexão sobre a pandemia da Covid-19.

Referência(s)
Altmetric
PlumX