
Efeitos da Pandemia sobre o Abandono Escolar
2024; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Volume: 14; Linguagem: Português
10.22279/navus.v14.2015
ISSN2237-4558
AutoresAdonai José Lacruz, Fagner Carniel, Christiele Martins Da Silva Pezzin, Katarina Rosa Lemos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo objetiva investigar o efeito da pandemia da Covid-19 na taxa de abandono escolar do ensino fundamental do estado do Espírito Santo. Foram coletados dados diretamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para os anos de 2015 a 2022. Na análise dos dados foi feita abordagem derivada do Teste de Chow, controlando os efeitos da Localização (escola rural ou urbana) e da Dependência administrativa (escola pública ou privada). Para tanto, foi tomado como ponto focal o ano 2020 (ocorrência do lockdown). Os resultados confirmaram a ruptura de tendência da evolução da taxa de abandono escolar entre 2015 e 2022 em decorrência da pandemia, e revelou que a média da taxa de abandono das escolas públicas foi aumentada em relação às privadas; assim como a taxa das escolas urbanas em relação a taxa das escolas rurais. Os achados do estudo somam esforços na direção de fornecer informações qualificadas aos gestores públicos para o aperfeiçoamento ou reformulação de políticas públicas educacionais de enfrentamento à pandemia.
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