
presença negra na História da Educação do Brasil
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 14; Linguagem: Português
10.34019/2237-9444.2024.v14.44851
ISSN2237-9444
AutoresKelly de Faro Sousa, Lívia Sousa da Silva,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar estudos recentes do campo da história da educação que se ocupem das questões étnico-raciais no Brasil. A pesquisa utilizou uma abordagem de "estado do conhecimento", através de uma revisão bibliográfica, resultando em 2 teses e 9 dissertações. A análise revelou uma ausência de pesquisas com perspectiva negra, destacando a necessidade de questionar os sistemas que perpetuam essas desigualdades. Critérios de seleção e avaliação são cruciais para promover a inclusão de pesquisadores negros e incentivar estudos que abordem a experiência e contribuição da comunidade negra na educação. A comunidade acadêmica e instituições de ensino têm um papel vital em apoiar pesquisas que ampliem a representatividade e inclusão de diversos grupos étnico-raciais, contribuindo para um conhecimento mais abrangente e refletindo a complexidade e diversidade da sociedade brasileira, além de proporcionar uma visão mais reflexiva do lugar do negro na História da Educação e na historiografia brasileira.
Referência(s)