Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O QUE REALMENTE IMPORTA? FATORES QUE INFLUENCIAM O VALOR PERCEBIDO DE APLICATIVOS DE ENTREGA DE COMIDA

2024; Volume: 31; Issue: 2(Mai/Ago) Linguagem: Português

10.14210/alcance.v31n2(mai/ago).p1-15

ISSN

1983-716X

Autores

Monique Aparecida Zanquet, Rafael Tezza, Ana Paula Kieling,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Objetivo – Este artigo pretende analisar o valor percebido pelo usuário dos aplicativos de delivery de comida (ADCs). O estudo objetiva investigar as dimensões de conveniência, usabilidade, confiabilidade, preço e diversas escolhas alimentares no valor percebido pelo usuário no contexto de aplicativos de entrega de alimentos para que a indústria possa adotar estratégias com base científica para aumentar seu alcance. Desenho/metodologia – Foi realizada uma survey com uma amostra de 348 usuários de aplicativos de delivery de comida. Uma análise PLS-SEM foi implementada para analisar as dimensões que influenciam o valor percebido do usuário. Resultados – Os resultados sugeriram que conveniência, confiabilidade e preço se correlacionam positivamente com o valor percebido dos aplicativos de delivery de comida. Além disso, destaca a dimensão do preço, mostrando um resultado contraintuitivo em comparação com a literatura anterior. Limitações da pesquisa - As características da amostra dos participantes e o período de coleta transversal dos dados são limitações do estudo. O trabalho teve enfoque no estudo da dimensão de percepção de valor, não abrangendo relações com outras dimensões do uso de tecnologia. Implicações práticas – Identificar os fatores que influenciam o valor percebido pelos usuários é essencial para desenvolver estratégias de marketing e expandir a adoção de tecnologia. As empresas podem considerá-lo para estabelecer preços, conteúdo de marketing digital e vendas. Ainda, os resultados apoiam a tomada de decisão dos designers de produto e pesquisadores de experiência do usuário (UX) ao criar protótipos de ADCs. Originalidade - O estudo contribui para conceituar o valor percebido dos ADCs, aumentando o conhecimento da verdadeira natureza do valor percebido pelos consumidores num contexto de mercado emergente. Além disso, este estudo abrange as teorias desenvolvidas sobre o uso do m-commerce, ampliando-o como parte do comportamento do consumidor e do marketing de serviços.

Referência(s)
Altmetric
PlumX