Abordagens Inovadoras na Educação em Saúde Cardiovascular
2024; Volume: 16; Issue: 30 Linguagem: Português
10.47385/praxis.v16.n30.4953
ISSN2176-9230
AutoresDavi Shunji Yahiro, Gildete da Silva Amorim Mendes Franscisco, Cláudio Tinoco Mesquita, Ronaldo Altenburg Gismondi, Erito Marques de Souza Filho,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoA promoção da educação em saúde cardiovascular desempenha um papel crucial na adoção de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças cardíacas. No entanto, a comunidade surda enfrenta desafios significativos em relação ao acesso desigual a informações essenciais nessa área. A integração da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em animações visa transmitir informações de forma visual e dinâmica, facilitando a assimilação de conceitos relacionados à saúde do coração e atendendo às necessidades comunicativas da comunidade surda. Este estudo teve por base uma pesquisa de opinião realizada a partir de uma animação criada especificamente para disseminar conteúdo científico sobre o tema da aterosclerose. O seu foco é reduzir a disparidade no acesso e a carência de informações em saúde para pessoas surdas, levando em consideração sua diversidade cultural. O processo de criação das animações envolveu etapas como pesquisa teórica, modelagem 3D e filmagem com Intérprete de Libras. As animações sobre aterosclerose foram desenvolvidas utilizando o software Blender, contribuindo para explicar o processo e os riscos por meio de vídeos de curta duração. Uma pesquisa de opinião, com 131 respostas (45,8% surdos), destacou a importância da acessibilidade e revelou alta satisfação, com 80,92% recomendando o vídeo. Os participantes elogiaram a clareza, compreensão e a inclusão de Intérprete de Libras e legendas, sugerindo simplificações para leigos e a inclusão de termos-chave em Libras. Este estudo demonstra a eficácia das animações em Libras na educação em saúde para a comunidade surda e destaca a necessidade contínua de iniciativas inclusivas nessa área.
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