Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estudo de caso de uma criança com transtorno desafiador opositivo (TDO) em ambiente familiar com uso de música clássica

2024; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29314/mlser.v8i2.2247

ISSN

2603-5820

Autores

José Antônio Maciel Pereira, Maria Rosa Cunha Klemm,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo possui o objetivo de observar, analisar, discutir e propor possibilidades de melhoria de uma atividade pedagógica aplicada para uma criança portadora do transtorno desafiador opositivo (TDO) com a sua família sob um foco inclusivo. Trata-se de um estudo de caso de fundo qualitativo, sob o olhar de uma proposta de diferenciação pedagógica, que apresenta uma prática musical ao piano, de 50 minutos de duração, para um menino de cinco anos de idade, à luz do método do pedagogo austríaco Jacques Dalcroze, que propõe o uso de três domínios básicos de avaliação para o sucesso de uma intervenção pedagógica musical: a rítmica, do solfejo e da improvisação. Ocorreram movimentos do corpo da criança, influenciados pela música e entendimento da partitura musical, mas sem conseguir a marcação dos tempos com o uso das mãos e com restrita exteriorização musical por meio do sentido tátil-motor. A presença e motivação dada pelo pai é vista como um fator de sucesso. Existe a necessidade de melhor planejamento da intervenção contando com a família desde o início, bem como a presença do pai foi motivadora para os momentos de sucesso da prática.

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