Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas: contribuições da sala de aula invertida

2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.134321

ISSN

1679-1916

Autores

Carla Oliveira, Suzana da Hora Macedo, Marcelo Rauta,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma proposta de modelo rotacional de Ensino Híbrido na qual os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo de forma on-line e o tempo destinado à sala de aula pode ser dedicado à resolução de problemas, discussão de questões ou elaboração de projetos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um experimento com a metodologia SAI no ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas em um curso de Licenciatura em Música de uma Instituição Federal de Educação, segundo a percepção dos estudantes. No experimento foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo e utilizou como procedimentos metodológicos a revisão da literatura, a pesquisa documental e a pesquisa-ação educacional. Este trabalho apresenta a análise de dados obtidos através de questionários. Os resultados apontam que a SAI contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas tornando-o mais rápido, dinâmico e prazeroso.

Referência(s)
Altmetric
PlumX