
Tecnologias educativas para adesão ao exame Papanicolau: revisão integrativa
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15210/jonah.v14i3.27534
ISSN2236-1987
AutoresNathalia de Mattos Cardoso, Priscilla Dantas Almeida, Augusto Cézar Antunes de Araújo Filho, Margareth Cristina de Almeida Gomes, Elisabete Pimenta Araújo Paz, Telma Maria Evangelista de Araújo,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoObjetivo: identificar na literatura científica as tecnologias educativas aplicadas para adesão ao exame Papanicolau na Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa da literatura na qual se incluiu artigos que respondessem à questão norteadora, publicados em português, inglês ou espanhol e se excluiu artigos de revisão, cartas ao editor e editoriais. As buscas foram realizadas em junho de 2024 nas bases: National Library of Medicine, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados da Enfermagem, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram incluídos 13 estudos que identificaram palestras, rodas de conversa, cartazes, orientações nas consultas, panfletos, televisão, e atividades na sala de espera como tecnologias educativas Conclusões: o uso das tecnologias educativas pelos profissionais de enfermagem mostra-se como estratégia bem-sucedida para ampliar a adesão de mulheres ao exame Papanicolau em serviços primários de saúde.
Referência(s)