A edição como recurso criativo na fotografia contemporânea: reflexões sobre arquivos de processos
2024; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 53 Linguagem: Português
10.11606/issn.2596-2477.i53p179-190
ISSN2596-2477
Autores Tópico(s)Photography and Visual Culture
ResumoEste artigo reflete sobre os processos de criação na fotografia, destacando a edição como um recurso criativo, baseado nas teorias de processos de criação com base semiótica de Cecilia de Almeida Salles (2018), cuja metodologia central é a crítica de processo. A proposta é extrair, a partir de publicações de processo, no caso uma coleção de DVDs publicada pelo Instituto Moreira Salles chamada Contacts (2015), aspectos que contribuam para uma reflexão sobre a fotografia. O foco está nos processos contemporâneos, principalmente a edição como recurso de criação, com análise de arquivos coletados de uma publicação, que reúne diversos fotógrafos de diferentes contextos de produção e circulação de imagens. No material, os fotógrafos mostram e comentam seus processos de criação. O artigo, portanto, apresenta aspectos do material, em busca de recorrências dos índices processuais a reflexão do papel da edição de imagens no processo criativo na fotografia contemporânea.
Referência(s)