Desenvolvimento de um jogo multijogador com tecnologias web

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n12-115

ISSN

1696-8352

Autores

João Senna de Andrade da Rosa, Simone Regina Ceolin, Rafael Gressler Milbradt,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

No passado, toda vez que se pensava em desenvolver um novo jogo, era preciso criar todas as ferramentas e tecnologias que seriam necessárias para sua concepção. Com o passar dos anos, e a chegada dos jogos com gráficos tridimensionais (3D), surgiram várias tecnologias e propostas diferentes para dar suporte à criação desses jogos. As game engines, aparecem com a característica de dependerem menos do sistema e permitirem maior flexibilidade no processo de desenvolvimento. Na atualidade, as tecnologias web têm sido respostas para muitas demandas no desenvolvimento de diferentes tipos de software, podendo, inclusive, fornecer soluções possíveis e viáveis para a criação de jogos que rodem e sejam escritos para navegadores. Desta forma, no presente trabalho será implementado um jogo multiplayer. Para tanto, será utilizado o framework Phaser, fazendo as vezes de uma engine, juntamente a um servidor implementado em Java, com o intuito de demonstrar a efetividade desse tipo de solução.

Referência(s)