Artigo Acesso aberto

Desafios e estratégias de segurança do paciente no centro cirúrgico: importância da atuação do(a) enfermeiro(a)

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-218

ISSN

1988-7833

Autores

Caio Leonardo Faria Andrade, Natália Ferreira de Castro Moreira, Isadora Oliveira de Barcelos, Washington José Nogueira Palheta, Rayanne Herculano de Oliveira, João Ferreira, Rosimeire Alves de Souza, João Monney Paiva, José Agamenon Souza Santos, T. Freitas, MARCELO HENRIQUE PRADO DA SILVA, L. Pereira, Camila Aparecida da Silva, Newton Ferreira de Paula Júnior, Beatriz Costa da Silva Chagas,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Compreender e elucidar os desafios e as estratégias que englobam a atuação do (a) enfermeiro (a) na segurança do paciente no Centro Cirúrgico. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, construída a partir de fontes bibliográficas adquiridas por meio de pesquisa nas bibliotecas virtuais SciELO e BVS, e por meio do motor de busca, Google Scholar. Para compor o corpus desta obra, foram utilizados critérios de inclusão e exclusão, somado ao recorte temporal de 1998 a 2024. O centro cirúrgico trata-se de um ambiente no qual intervenções anestésico-cirúrgicas, em distintos níveis de complexidade, ocorrem. Sob essa perspectiva, há presença de inúmeros eventos adversos oriundos de causas multifatoriais. Nesse sentido, a Enfermagem constitui-se como uma profissão que possibilita e promove a segurança do paciente no cenário destacado. Erros relacionados a assistência à saúde são, em sua maioria, passíveis de gerenciamento e, dessa forma, tem-se o (a) enfermeiro (a) como um pilar para a pesquisa, gestão, ensino e assistência, de modo a visar o uso de ferramentas oportunas para preservar a segurança do paciente no decorrer da assistência e do cuidado ofertados. Portanto, a Enfermagem possui papel de destaque na promoção da segurança e humanização do paciente no centro cirúrgico. Assim, como intermediários da equipe, são responsáveis por impulsionar a busca constante por melhorias nos processos, na qualidade e na assistência, tanto dos profissionais, como na assistência prestada.

Referência(s)