Teatralização dos elementos químicos: um relato de experiência de atividade integrada no ensino de tabela periódica com turma de 1º ano de ensino médio técnico
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.13-233
ISSN1988-7833
AutoresJeferson Stiver Oliveira de Castro, Hudson Trindade de Sousa,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho relata a experiência de uma atividade integrada das disciplinas de Química e Artes no ensino da Tabela Periódica com uma turma de 1º ano do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Castanhal. A abordagem pedagógica consistiu na teatralização dos elementos químicos. Os alunos foram organizados em grupos para desenvolver roteiros e dramatizações relacionados às classes de elementos da Tabela Periódica (metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, metais de transição externa, série dos actinídeos, série dos lantanídeos, ametais e gases nobres). Inicialmente, aulas expositivas e dialogadas sobre tabela periódica foram ministradas para dar suporte teórico e nas aulas posteriores de Química e Artes, os professores orientaram e acompanharam os discentes na elaboração do roteiro e teatralização até o dia da apresentação. Neste dia, os grupos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: criatividade, performance, domínio do conteúdo e envolvimento na atividade. O estudo objetivou tornar o aprendizado da Química mais dinâmico e atrativo, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas e colaborativas. Os resultados demonstram que a utilização do teatro no ensino da Química favorece a compreensão dos conteúdos, ao mesmo tempo que estimula a participação ativa dos estudantes.
Referência(s)