Práticas Pedagógicas Inclusivas: Análise das Salas de Recursos Multifuncionais em Curitiba
2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.583
ISSN2595-8801
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoIntrodução: Este estudo investigou a dinâmica da Educação Especial Inclusiva no âmbito da legislação educacional brasileira e no contexto das Salas de Recursos Multifuncionais no estado do Paraná, destacando a importância de promover a inclusão para garantir o desenvolvimento pleno de todos os discentes. Objetivo: O problema identificado foi a falta de formação adequada dos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, resultando em desafios na prestação de um atendimento de qualidade. O objetivo geral foi compreender o contexto da educação inclusiva e analisar a formação de professores, além de investigar práticas inclusivas nessas salas. Método: Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e exploratório, com a análise da legislação e normativas educacionais vigentes no Brasil. A pesquisa de campo consistiu em um levantamento por meio de questionários realizados em oito escolas no bairro Cajuru, em Curitiba, abrangendo as ações realizadas nos anos de 2022 e 2023. Resultados: Foram identificados desafios específicos, como a avaliação contínua pela equipe da sala, a acessibilidade do ambiente, o envolvimento dos pais e a frequência dos alunos. Os dados coletados evidenciaram a importância da formação continuada dos professores e a necessidade de um profissional capacitado para a gestão das Salas de Recursos Multifuncionais. Conclusões: As considerações finais indicaram que a formação adequada dos educadores é essencial para garantir um atendimento de qualidade e promover práticas pedagógicas inclusivas. Destacou-se a importância do "recurso humano" no Atendimento Educacional Especializado, enfatizando que a negligência nesse aspecto pode comprometer a missão da escola em sua função de ensino-aprendizagem. Foi sugerida a necessidade de estudos futuros para explorar melhores práticas na formação de professores e na gestão das Salas de Recursos Multifuncionais, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e igualitário.
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