Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A filosofia educacional do padre Manuel da nóbrega (1517-1570) na obra “diálogo sobre a conversão do gentio” (1556)

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Linguagem: Português

10.20396/rho.v24i00.8673429

ISSN

1676-2584

Autores

Marcos Ayres Barboza, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marli Delmônico de Araújo Futata,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

O artigo analisa a filosofia educacional do Padre Manuel da Nóbrega, em sua obra “Diálogo sobre a conversão do gentio”, escrita em 1556 e discute a concepção de educação da Companhia de Jesus. A obra em questão é a primeira sobre o tema da missionação escrita no Brasil no período da América Portuguesa. O trabalho pastoral de Manuel da Nóbrega impulsionou a criação das primeiras escolas no Brasil, com a finalidade de conversão dos indígenas, especialmente de seus filhos. O esforço missionário e educativo idealizado pela Companhia de Jesus, como se observa nos escritos de Nóbrega, foram atividades estratégicas essenciais, e de caráter político. Trata-se de um estudo bibliográfico numa abordagem histórica. O texto está dividido em duas seções: na primeira, trata de Manuel da Nóbrega e a Companhia de Jesus; e na segunda, discute a filosofia educacional dos jesuítas. Para a realização da pesquisa analisamos o texto “Diálogo sobre a conversão do gentio”. A análise do pensamento de Nóbrega permite conhecer a dinâmica das práticas de conversão e também de expansão territorial da Coroa portuguesa.

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