Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Subjetividade gaúcha e o frio na música pampeana

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Linguagem: Português

10.20396/etd.v26i00.8674711

ISSN

1676-2592

Autores

Virgínia Tavares Vieira, Paula Corrêa Henning,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo tem como intenção problematizar a relevância da música pampeana do Rio Grande do Sul, como uma prática cultural importante na produção de subjetividades. Mostramos, a partir da análise do material, a fabricação discursiva de um Naturalismo poético-pampeano. Além disso, evidenciamos o quanto essas músicas vêm fabricando também um tipo particular de sujeito, o gaúcho. Nosso material de análise apontou um dos enunciados que sustenta tal prática discursiva – o frio do Pampa. Tal música vem nos ensinando e nos educando a travar relações com a natureza marcada por uma visão de pertencimento. Em um tempo onde não há espaço, tampouco tempo para parar, pensar, sentir, afetar e ser afetado, as articulações propostas neste estudo talvez possibilitem rachaduras nos modos de pensar a música e a Educação Ambiental como práticas potentes de um exercício à vida.

Referência(s)