
Cartilha educativa sobre trabalho de parto e parto: estudo de validade
2024; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 77; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167-2024-0138pt
ISSN1984-0446
AutoresMaria Tereza Gonçalves, Ana Roberta Vilarouca da Silva, Mara Cristina Ribeiro Furlan, Bruna Moretti Luchesi, Tatiana Carvalho Reis Martins,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivos: construir e identificar evidências de validade de cartilha educativa sobre trabalho de parto e parto para gestantes. Métodos: estudo metodológico, com construção e validação de uma cartilha baseada no referencial de Echer. A validação de conteúdo e aparência adotou o Índice de Validade de Conteúdo e o alfa de Cronbach, tendo juízes selecionados pelo critério de Fering. Depois, realizou-se a validação clínica com a população-alvo. Resultados: a cartilha, construída com base em evidências de uma revisão integrativa, validada com juízes e público-alvo, obteve Índice de Validade de Conteúdo global de 0,919 e 0,913 respectivamente. Após validação clínica com 22 gestantes, foi apresentada em 28 tópicos e 48 páginas, com ilustrações produzidas por designer gráfico. Conclusões: a presente tecnologia educativa foi considerada válida pelos juízes especialistas e pelo público-alvo, portanto é considerada uma ferramenta relevante na promoção da saúde das gestantes.
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