Artigo Acesso aberto

Dissecação como método para o ensino da anatomia em cursos de medicina no Brasil: uma revisão integrativa

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n62-116

ISSN

1988-5245

Autores

C. Silva, Michele Castro de Paula-Silva, Marcela Milrea Araújo Barros, Silvia Cristina Figueira Olinto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A dissecação cadavérica é um método utilizado no ensino universitário da área da saúde. No entanto, observou-se a escassez de investigações sobre a relação intrínseca entre dissecação anatômica, história da anatomia humana e o ensino da Anatomia no Brasil. À vista disso, a presente pesquisa objetiva realizar uma revisão integrativa acerca da dissecação anatômica como ferramenta metodológica no ensino de Anatomia em cursos de Medicina no Brasil. Metodologicamente, assumiu-se a abordagem da pesquisa bibliográfica, mais especificamente a revisão integrativa, enquanto método embasado em evidências que, além de produzir síntese sobre o tema escolhido, possibilita análise desses conhecimentos científicos. O corpus analisado está composto por 08 pesquisas disponibilizadas nos bancos de dados do Google Acadêmico, Scielo, Medline, Lilacs e BDENF. Os trabalhos verificados revelaram que a dissecação cadavérica é uma prática/atividade fundamental para o ensino da Anatomia no Brasil, uma vez que propicia vantagens significativas para os estudantes, a universidade e, consequentemente, as futuras práticas médicas.

Referência(s)