Transformações tecnológicas nos currículos dos cursos de formação em Biblioteconomia no Mercosul
2024; University of Murcia; Volume: 27; Linguagem: Português
10.6018/analesdoc.606071
ISSN1697-7904
AutoresEdna Karina da Silva Lira, Eliana Maria dos Santos Bahia,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoThis study analyzed technological trends in libraries and reviewed the curricula of Library Science courses in MERCOSUR countries, with the aim of verifying whether these courses address these topics in the classroom. The research was classified as bibliographic and documentary, using a quantitative-qualitative approach. The nature of the research is applied. To achieve the objectives, data were collected from government portals of the universities, organizing the courses by region. The results showed that Brazil has 46 Library Science courses, Argentina has 7, and Paraguay and Uruguay each have 1. The regional distribution in Brazil is as follows: Northeast with 10 courses, Center-West with 3, Southeast with 7, and South with 6. Regarding technological content, only the University of Buenos Aires offers a course on the application of Artificial Intelligence in libraries. It is concluded that the Library Science curricula in MERCOSUR need to advance in incorporating technologies such as Artificial Intelligence, blockchain, IoT, virtual assistants, and drones. Este estudio analizó las tendencias tecnológicas en bibliotecas y revisó los planes de estudio de los cursos de Biblioteconomía en los países del MERCOSUR, con el objetivo de verificar si estos cursos abordan estos temas en el aula. La investigación se clasificó como bibliográfica y documental, utilizando un enfoque cuantitativo-cualitativo. La naturaleza de la investigación es aplicada. Para alcanzar los objetivos, se recopilaron datos de los portales gubernamentales de las universidades, organizando los cursos por región. Los resultados mostraron que Brasil tiene 46 cursos de Biblioteconomía, Argentina tiene 7, y Paraguay y Uruguay tienen 1 cada uno. La distribución regional en Brasil es la siguiente: Nordeste con 10 cursos, Centro-Oeste con 3, Sudeste con 7 y Sur con 6. En cuanto al contenido tecnológico, solo la Universidad de Buenos Aires ofrece un curso sobre la aplicación de la Inteligencia Artificial en bibliotecas. Se concluye que los planes de estudio de Biblioteconomía en el MERCOSUR deben avanzar en la incorporación de tecnologías como Inteligencia Artificial, blockchain, IoT, asistentes virtuales y drones. Este estudo discutiu as tendências tecnológicas para bibliotecas e, analisou os currículos dos cursos de Biblioteconomia dos países membros do Mercosul, para verificar se os cursos estão dissertando a temática em sala de aula. A classificação da pesquisa, de acordo com os procedimentos técnicos a serem utilizados, é bibliográfica e documental. Para os aspectos de análise, foi usada a abordagem qualitativa. Quanto à natureza desta pesquisa, é considerada aplicada. Para a execução dos objetivos, foram buscados nos portais governamentais as universidades e depois os cursos foram pesquisados e organizados em uma planilha conforme a região. Os resultados mostraram que o Brasil contém 46 cursos de Biblioteconomia; a Argentina apresenta sete cursos de Biblioteconomia; o Paraguai e o Uruguai apresentam um (1) curso. Região Nordeste: possui 10 (dez) universidades oferta o curso de Biblioteconomia, a Região Centro-Oeste: 3 (três) cursos de Biblioteconomia, Região Sudeste: 7 (sete) cursos, Região Sul: 6 (seis) universidades ofertam o curso de Biblioteconomia. Quanto aos conteúdos de disciplinas que dissertam sobre Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas, Drones e audiolivros, somente o curso de Biblioteconomia da Universidade de Buenos Aires apresenta uma disciplina com conteúdo sobre aplicação da Inteligência Artificial na biblioteca. Observou-se que há um caminho a ser percorrido pela Biblioteconomia no Mercosul com as tecnologias para os currículos.
Referência(s)