Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Você vem primeiro? A ação da Fundação Bradesco em educação

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/1984-0411.94826

ISSN

1984-0411

Autores

Karine Vichiett Morgan, Míriam Fábia Alves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO O setor bancário brasileiro, dentre outros atores ligados ao filantrocapitalismo, tem ampliado seus investimentos em educação. A Fundação Bradesco, um dos principais players desta arena de disputas, investiu na última década cerca de 9 bilhões de reais em educação, o que enseja investigações sobre esse processo. O presente artigo faz parte de pesquisa mais ampla financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e seu objetivo é analisar a ação e posição da Fundação Bradesco na educação e no debate público a partir de 2018. As análises aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental, contando com os relatórios e atividades disponíveis nas páginas eletrônicas da Fundação Bradesco e dos nós a ela interconectados, no período compreendido entre 2018 e 2022. Como resultados, indicamos que a ação da FB e as relações que ela trava com outros nós trazem no conteúdo das suas posições, minimamente, o modus operandi da gestão empresarial, pautada pela centralidade na competição e no lucro.

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