Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A professora de arroz: alimentação e pertencimento entre crianças em uma escola do campo no Maranhão

2024; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 29; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782024290116

ISSN

1809-449X

Autores

Emilene Leite de Sousa, John Jamerson da Silva Brito, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO O mote deste artigo é a relação tecida pelas crianças da escola Dom Marcelino entre a alimentação e o pertencimento ao campo. Por meio do idioma da comida as crianças criam estratégias de pertencimento, reforçando a sua identidade rural, na contramão do que faz a própria escola, por meio de seu currículo, suas docentes e suas práticas. As narrativas das crianças transitam pelas categorias comida da escola e comida de casa, demonstrando um continuum na dieta alimentar de ambos os lugares. Por meio dos alimentos e da retórica que constroem sobre eles, elas conseguem diluir dicotomias clássicas como aquelas engendradas entre casa/roçado e roçado/escola. Isso nos foi revelado pela observação dos desenhos e das rodas de conversas, guias metodológicos desta pesquisa.

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