
A professora de arroz: alimentação e pertencimento entre crianças em uma escola do campo no Maranhão
2024; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 29; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782024290116
ISSN1809-449X
AutoresEmilene Leite de Sousa, John Jamerson da Silva Brito, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO O mote deste artigo é a relação tecida pelas crianças da escola Dom Marcelino entre a alimentação e o pertencimento ao campo. Por meio do idioma da comida as crianças criam estratégias de pertencimento, reforçando a sua identidade rural, na contramão do que faz a própria escola, por meio de seu currículo, suas docentes e suas práticas. As narrativas das crianças transitam pelas categorias comida da escola e comida de casa, demonstrando um continuum na dieta alimentar de ambos os lugares. Por meio dos alimentos e da retórica que constroem sobre eles, elas conseguem diluir dicotomias clássicas como aquelas engendradas entre casa/roçado e roçado/escola. Isso nos foi revelado pela observação dos desenhos e das rodas de conversas, guias metodológicos desta pesquisa.
Referência(s)