
Ações e estratégias na produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades na perspectiva do xadrez pedagógico
2024; Volume: 14; Issue: edicao-especial-02 Linguagem: Português
10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499
ISSN2317-0131
AutoresAdriana Soely André de Souza Melo, Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Rogério de Melo Grillo,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO escopo desse estudo foi investigar como as ações e estratégias do professor propiciam a produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades por meio do xadrez, em uma perspectiva do Xadrez Pedagógico. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual, as relações dialógicas entre professora e alunos foram pesquisadas no próprio lócus (projeto de xadrez extracurricular) dos sujeitos da pesquisa (alunos), isto é, na escola que estudam e que a presente professora-pesquisadora atua como docente. Observou-se e descreveu-se ações decorridas nas aulas analisadas em diário de campo, sendo que a preocupação com o processo foi maior do que com o produto. Note-se que, o propósito foi escrutinar como o problema se manifestou no decurso daos conhecimentos escolares, relacionando-as com a perspectiva teórico-prática do Xadrez Pedagógico.
Referência(s)