Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Era uma vez, outra vez: a recontação dos contos de fadas sob o olhar de crianças de uma turma do ensino fundamental, anos iniciais

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/ac.v10i1.79356

ISSN

2358-6060

Autores

Regina Lúcia Portela, Érika Silva Chaves, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este estudo objetivou evidenciar o potencial pedagógico da dramatização na recontação de contos de fadas por crianças de seis anos. Realizado numa escola municipal de Milagres, Bahia, adotou-se uma metodologia qualitativa para investigar como essa prática contribui para o desenvolvimento cognitivo e criativo infantil, promovendo a expressão individual e coletiva no ambiente educacional. Utilizou-se uma ‘caixa de faz de contos’ como recurso didático, permitindo que as crianças escolhessem, recriassem e dramatizassem os contos, interagindo com as perspectivas de seus pares. Concluiu-se que a dramatização facilita a transdução de narrativas em performances expressivas, gerando interpretações variadas e enriquecendo a compreensão da realidade pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a aquisição de novos conhecimentos de maneira lúdica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX