
Abordagem da Microbiologia por meio de práticas lúdicas no Ensino Médio
2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 30; Linguagem: Português
10.1590/1516-731320240057
ISSN1980-850X
AutoresL.C. Barbosa, Daniel Cassiano Lima, José Eranildo Teles do Nascimento, José Fernando Mourão Cavalcante,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoResumo Este artigo apresenta as opiniões dos alunos de uma escola do ensino médio sobre o uso de um jogo didático denominado Tabuleiro de Xadrez Microbiológico (TXM), inserido em uma sequência didática investigativa, baseada no ciclo de aprendizagem 5E, fornecendo análises que possibilitam inferir sobre seu potencial como ferramenta para auxiliar no ensino de Microbiologia. São também descritos os processos de criação e aplicação do TXM, como produto de uma pesquisa que resultou em uma dissertação de mestrado. O jogo é composto por perguntas voltadas ao Ensino Médio, inseridas em um conjunto de cartas, um tabuleiro convencional de xadrez, e outro tabuleiro maior, desenhado no chão, e um tutorial no formato de cartilha. Os achados desta pesquisa possibilitaram inferir que a criação e implantação do TXM favoreceram o processo de ensino e aprendizagem quanto à abordagem pedagógica da Microbiologia.
Referência(s)