
Terapia ocupacional social e espaços educativos de antiopressão na universidade: um relato dos extensionistas do Núcleo Metuia Cerrado
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 35 Linguagem: Português
10.5380/ef.v1i35.95529
ISSN2358-7180
AutoresAmanda Carvalho Vieira, Leticia Maciel De Souza, Samantha Lima Rocha, Rafael Barreiros Porto, Magno Nunes Farias,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO presente trabalho busca expor, por meio de um relato de experiência, as reflexões e aprendizados vividos no projeto de extensão Metuia Cerrado durante o ano de 2023, pelas perspectivas das estudantes extensionistas. O projeto, que trabalha com o referencial teórico-metodológico da terapia ocupacional social, promoveu cinco oficinas temáticas com os estudantes universitários, a saber: Memes, Vogue, de Baile Charme,Teatro do Oprimido e uma Oficina na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), esta última com o público marcado pela deficiência intelectual e atravessados pelo capacitismo. As oficinas projetaram criar ambientes de resistência, acolhimento e expressão que auxiliem para a construção de processos de emancipação social e o pensamento crítico. Além disso, o projeto também contribuiu para a formação acadêmica dos extensionistas e no fomento e aprofundamento às temáticas voltadas para a área social, de assistência e promotora de direitos, demonstrando que terapeutas ocupacionais são profissionais que podem articular essas demandas por meio de suas ações e atividades e que a universidade, em parceria com demais serviços da rede, pode ser um espaço para essas articulações, que se demonstram essenciais para superação de paradigmas ainda alocados no ambiente universitário. Conclui-se que foram ações importantes para fomentar a construção de ações mais diversas e inclusivas, tendo como base o trabalho da terapia ocupacional social.
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