Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso de odontologia, de 2018 a 2023, da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 50; Linguagem: Português

10.34019/1982-8047.2024.v50.46269

ISSN

1982-8047

Autores

Gabrielle Cristiny Moreira, Roberta Oliveira Caetano, Ana Júlia Cangussu Lima, Larissa de Oliveira Reis, Rafael Binato Junqueira, Alexa Magalhães Dias, Francielle Silvestre Verner,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Introdução: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é fundamental para obtenção do título de cirurgião-dentista, promovendo o aprimoramento técnico, científico e didático dos estudantes. Dessa forma, ressalta-se a importância de determinar o impacto e o perfil das pesquisas acadêmicas em cursos de graduação. Objetivo: Avaliar os TCC de odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares (UFJF-GV), depositados entre os anos de 2018 a 2023, por meio de um levantamento de dados no repositório institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (RI-UFJF). Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal retrospectivo dos TCC depositados de 2018 a 2023 no RI-UFJF. As variáveis investigadas foram: ano de publicação, área específica, tipo de metodologia, publicação em revista científica e seu respectivo Qualis Capes (2017-2020). Os dados foram tabulados e analisados de forma descritiva pelo programa Microsoft Excel. Resultados: O repositório apresentou 207 trabalhos. Desse total, o ano de 2022 apresentou o maior número de publicações (30,9%), enquanto o menor foi realizado em 2020 (3,9%). As áreas específicas com mais trabalhos publicados foram dentística e periodontia, com 27 trabalhos cada, seguida de endodontia com 25. Em relação ao tipo de metodologia, 44,4% foram estudos observacionais, 40,1% revisões e 15,5% estudos experimentais. No total, 37 TCC foram publicados em periódicos, sendo 19 em Qualis B3, quatro Qualis A1, dois Qualis A2 e quatro Qualis A4. Conclusão: As áreas com maior número de publicações estão disponíveis a partir do quinto período de graduação, segundo o projeto pedagógico do curso (PPC) da instituição, período em que os alunos iniciam suas atividades clínicas. A existência de publicações de trabalhos em periódicos de excelência nacionais e internacionais demonstra o impacto e a importância do estímulo à pesquisa ainda ao nível de graduação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX