Artigo Acesso aberto

Aplicação de infografia com realidade aumentada para educação continuada em primeiros socorros de profissionais de escolas de ensino básico à luz da Lei Lucas

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n62-133

ISSN

1988-5245

Autores

Alessandra Nascimento Pontes, Jandson de Oliveira Soares, Emelly Mendonça Pinto, João Miguel Alves Ferreira,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O estudo aborda a implementação de infografia com realidade aumentada para educação continuada em primeiros socorros em escolas, de acordo com a Lei Lucas, que exige treinamento básico em emergências. O contexto se relaciona ao aumento de acidentes e violência nas escolas brasileiras, destacando a necessidade de preparar profissionais para emergências. fazendo com que os professores/funcionários recebam treinamento em primeiros socorros obrigatório e aumentar o conhecimento e as práticas de segurança no ambiente escolar. Com objetivo preparar as crianças do ensino infantil e básico para acidentes dentro do ambiente escolar. Ela torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, para prestarem primeiros socorros aos estudantes no caso de emergências. Rotina de quem trabalha com crianças conta com diversos imprevistos, inclusive casos de emergência que exigem habilidades de primeiros socorros. Nesse sentido, muitas vezes, a falta de conhecimento dessas técnicas de cuidado de emergência pode agravar uma situação que poderia ser resolvida com facilidade. As instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Tal obrigação se estende aos estabelecimentos de recreação infantil. A utilização de ferramentas interativas, como Simulação Clínica, permite que teoria e prática sejam associadas, garantindo melhor aprendizado. reforçando assim a importância desse treinamento, conforme a legislação obrigatória, promovendo estudos contínuos e aplicação prática nas escolas, incentivando os participantes a se tornarem multiplicadores do conhecimento adquirido. O estudo também enfatiza o papel da enfermagem e das políticas públicas, como o SAMU.

Referência(s)