Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique

2024; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 31; Linguagem: Português

10.5335/rep.v31.16108

ISSN

2238-0302

Autores

Timóteo Daca, Gustavo Custódio Goulart, Bernardo Matsimbe, Armenio Matsolo, Pedro António Pessula, Ricardo Drews,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a influência do gênero, local de trabalho, experiência profissional e o nível acadêmico dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de educação física (EF). A amostra foi constituída por 56 professores, que responderam questionários com informações pessoais e conteúdos ministrados nas aulas de EF. Os resultados revelaram que a Saúde e Estilo de Vida (SEV), Práticas Esportivas (PE) e Cidadania Ativa (CA) no ensino primário e as Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), no ensino secundário foram os conteúdos da EF mais utilizados. A PE é mais utilizada pelas professoras do que seus pares professores. As HMF foram as mais utilizadas pelos professores com nível médio de escolaridade. Conclui-se que o gênero, local de trabalho, experiência e nível escolar do professor foram fatores que afetaram na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino da EF, no subsistema de ensino em Moçambique.

Referência(s)
Altmetric
PlumX