Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Utilização da impressão 3D no ensino de isomeria espacial

2024; Volume: 26; Linguagem: Português

10.34019/1984-5499.2024.v26.45813

ISSN

1984-5499

Autores

Luiz Gabriel Araújo da Fonseca, Adriana Maria Queiroz da Silva Lima, Eduardo Zaragoza Ramos, Ronilson Freitas de Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar uma estratégia didática que utiliza modelagem e impressão 3D de moléculas para o ensino de isomeria. O processo de criação das moléculas envolveu o uso de softwares como MolView, Open Babel, Blender 3D e Ultimaker Cura. Os modelos impressos foram aplicados em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém/PA e, previamente, avaliados por professores de Química atuantes em escolas públicas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os modelos impressos apresentaram alta qualidade e foram eficazes no ensino da isomeria espacial, evidenciando o potencial da utilização das moléculas nesse contexto. Em síntese, o uso de modelos 3D para o ensino de isomeria espacial pode ser caracterizado como uma alternativa metodológica importante quando abordada de maneira lógica, integradora e articulada, pois possibilita a visualização prática dos conceitos teóricos de um conteúdo abstrato e complexo como a isomeria espacial. Assim, o estudo evidencia o potencial didático da utilização da impressão 3D como recurso pedagógico, demonstrando que essa tecnologia facilita a visualização e a compreensão dos conceitos teóricos de isomeria espacial.

Referência(s)