FORMAÇÃO INTEGRAL NO PROJETO DE AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AFIN/ITUIUTABA: VALORIZAÇÃO DO TEATRO COMO CONHECIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
2024; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.29327/243949.4.8-3
ISSN2764-1422
AutoresCarlos Roberto Neves Chiaradia, Beatriz Fernanda Carreira, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Programa de Extensão Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior - Afin, da UFU, visa ampliar o acesso ao Ensino Superior para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, bolsistas integrais de escolas particulares ou da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho aborda o projeto desenvolvido remotamente em 2020, no campus de Ituiutaba, com foco em conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e atividades extracurriculares para promover uma formação mais ampla. O objetivo foi refletir sobre a contribuição do teatro para a formação cultural e científica dos/as estudantes, reafirmando a importância de uma educação que contemple a formação humana. Para isso, analisamos a atividade “Teatro na Pandemia do COVID-19”, que incluiu participação no Experimento Radiofônico – Descrição de Imagem de Heiner Muller e uma roda de conversa com os artistas. Constatamos que o teatro é uma fonte de conhecimento cultural que complementa a vivência dos estudantes nas aulas e contribui para sua formação integral, agregando saberes além do currículo formal.
Referência(s)