Qual eficácia da estimulação precoce no desenvolvimento neuropsicomotor e na função respiratória de crianças com paralisia cerebral?
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 32; Linguagem: Português
10.34024/rnc.2024.v32.19137
ISSN1984-4905
AutoresVictória Correia Aragão, Ana Richelly Nunes Rocha Cardoso, Vasco Pinheiro Diógenes Bastos, Thiago Brasileiro de Vasconcelos,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoIntrodução. A Paralisia Cerebral (PC) foi definida como a deficiência mais comum da infância, ela interfere nos processos de maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), podendo deixar a criança com inúmeras sequelas. Visto que o SNC está em fase de desenvolvimento e crescimento sináptico, axonal e dendrítico, a intervenção precoce tem potencial para incentivar a neuroplasticidade. Tornando-se fundamental entender quais técnicas são mais relevantes para esse público, levando em consideração principalmente o desenvolvimento neuropsicomotor e a função respiratória. Objetivo. Identificar a eficácia da estimulação precoce, por meio das técnicas de fisioterapia, em crianças com PC. Método. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo integrativa, desenvolvida através da análise de artigos científicos publicados no período de 6 anos, encontrados gratuitamente e em texto completo nos bancos de dados eletrônicos: Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e US National Library of Medicine (Pubmed), nos idiomas português e inglês. Resultados. De acordo com os estudos analisados, foram encontradas seis intervenções fisioterapêuticas - Programa Remoto de Estimulação Precoce, Terapia vibratória, Programa de estabilidade central, Equoterapia, Cuevas Medek Exercises (CME) e Técnica de alongamento diafragmático manual (MDST) - potencialmente eficazes. Não conseguimos descrever a melhor técnica ou combinação de técnicas devido às limitações dos estudos. Conclusão. A estimulação precoce apresentou uma variabilidade de intervenções entre os estudos, porém houve interferência direta no desenvolvimento neuropsicomotor e na função respiratória de crianças com Paralisia Cerebral.
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