O MYTHOS E A IMAGINAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIMENTANDO SENTIDOS
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 31 Linguagem: Português
10.12957/transversos.2024.88383
ISSN2179-7528
AutoresYVS Oliveira, Paulo Rogério Melo de Oliveira, Matthias Kraemer,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir o uso do mito e da tragédia como faculdade da imaginação histórica no ensino de História, a partir de uma experiência transdisciplinar realizada em uma escola pública de Balneário Camboriú (SC). O mito de Prometeu, narrado por Hesíodo, e a tragédia Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, foram os recursos narrativos que utilizamos para imaginar noções de tempo significativas e alternativas ao tempo linear, racional e cronológico. Fundamentamos a experiência nas aulas de história e as reflexões nas proposições Jörn Rüsen sobre o lugar da imaginação na composição da narrativa histórica e nas reflexões de Paul Ricouer sobre os sentidos da história. O uso da imaginação, quando potencializada pela criatividade das narrativas míticas, pode ser um meio de transposição do conceito do tempo linear e estimular a imaginação de tempos-mundos éticos e diversos.
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