Artigo Acesso aberto

Prolégomènes pour la construction d'un modèle épistémologique de référence pour l'enseignement du calcul

2024; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2024v26i3p442-461

ISSN

1983-3156

Autores

Bartira Fernandes Teixeira, Edmo Fernandes Carvalho, Luíz Márcio Santos Farias,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o que são modelos e o que é Cálculo, apontando noções preliminares e princípios básicos para que se possa construir um modelo epistemológico de referência para o ensino desta disciplina. Para atingir esse objetivo, examinamos alguns modelos presentes no nosso cotidiano, numa tentativa de sugerir uma generalização do termo. A seguir, apresentamos o modelo representativo proposto pela teoria antropológica do didático, para, posteriormente, definir modelo epistemológico dominante, modelo epistemológico de referência e modelo didático de referência. Ultrapassadas essas definições, desenvolvemos uma breve história do termo para esclarecer o que entendemos hoje por Cálculo e como foi utilizado ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa teórico-bibliográfica serão úteis para que os pesquisadores em didática possam construir um modelo epistemológico de referência para o ensino do Cálculo.

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