Artigo Acesso aberto

Relato de experiência: utilizando jogos com cartas de baralho para ensinar medidas de tendência central

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n13-085

ISSN

1989-4155

Autores

Marcela Alves Albuquerque Araújo, THIAGO AUGUSTO TELES DE SOUZA, Pedro Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho vem apresentar uma atividade de jogo matemático, utilizando o baralho de cartas, desenvolvida com os alunos da terceira série do ensino médio de uma escola estadual do estado do Espírito Santo. A atividade tem por objetivo auxiliar na compreensão e aprendizagem do conteúdo de medidas de tendência central, o qual vinha sendo trabalhado em sala de aula pelo professor. Desta forma, aplicamos um jogo para auxiliar na compreensão do referido conteúdo, tendo como ponto de partida as dificuldades dos alunos em assimilarem a teoria estudada em sala de aula com o meio o qual estão inseridos. O trabalho desenvolvido proporcionou que alunos da escola tivessem uma oportunidade para aprender esse conteúdo de uma forma diferenciada e o desenvolvimento de habilidades como o trabalhar em grupo e prática de cálculo mental. O conteúdo de medidas de tendência central é de suma importância sendo cobrado nas provas para ingresso em cursos de nível superior, nas mais diversas universidades do país, bem como nas provas de nível médio, além de ser um conteúdo amplamente utilizado no cotidiano das pessoas.

Referência(s)