Circulação da cultura do Barroco entre os franciscanos na Província de Santo Antônio do Brasil
2024; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20396/modos.v8i3.8676599
ISSN2526-2963
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoPretende-se analisar de que maneira a cultura do Barroco se cristalizou entre os franciscanos na Província de Santo Antônio do Brasil por meio de um discurso iconográfico que incorporou amplamente elementos da Emblemática, tanto em silhares de azulejaria encomendados em oficinas portuguesas como também em painéis policromados com temas da Litaniæ Lauretanæ presentes no Convento de São Francisco, em Salvador. O uso desses elementos alegóricos está profundamente ligado ao acervo das bibliotecas conventuais e à formação dos frades, iniciada ainda antes do noviciado, nas classes de Gramática Latina, e que prosseguia nas aulas de Teologia e Filosofia ao longo dos anos de instrução intramuros. Engendrada por meio de um discurso iconográfico que se plasmava também em outros elementos decorativos dos conventos, como pinturas em medalhões avulsos e forros de tetos, é possível perceber uma profunda ligação entre a linguagem barroca e as formas de expressão do estar-no-mundo dos frades seráficos na América portuguesa. Considerando o pensamento de José Antonio Maravall e também de outros estudiosos do fenômeno Barroco, como Fernando Rodríguez de la Flor, Giulio Carlo Argan e Luís de Moura Sobral, pretende-se discutir a circulação de modelos iconográficos, bem como da cultura do Barroco entre os frades franciscanos, cristalizada no acervo de suas bibliotecas conventuais erigidas entre a Paraíba e a Bahia no século XVIII.
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