
Laboratório aberto, design educacional e simulador de experimentos científicos no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem para o ensino da física
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-283
ISSN1983-0882
AutoresJanesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti, Esmeralda Aparecida Porto Lopes, Jeovanna Costa Floriano, Antonio David Ferreira Cavalcante, Sarah Moreira Lopes, Victória Clara da Silva Lima,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoValidar nova sequencia de ensino aprendizado, unindo o modelo de laboratório aberto, simulador de experimento científico, e as premissas de design educacional, para melhoria da qualidade do ensino de física e ciências, foi o objetivo da pesquisa aqui apresentada. Importantes estudos se encontram à disposição dos professores, mas os mesmos ainda se deparam com a necessidade de unir metodologias e aparatus em busca de promissoras sequencias de ensino aprendizado. Sequencias potencializadoras do desenvolvimento de competências essências para os alunos do atual mundo contemporâneo, com desafios atuais, que requerem inovações nos modelos tradicionais de ensino aprendizagem. Os resultados mostraram eficiência de aproximadamente 70%, além dos resultados subjetivos, com avanços como o ganho de vocabulário científico, a feliz escolha da “pergunta-chave” à partir do jogo Freefire, o uso do phet, e a lapidação das hipóteses cientificas levantadas pelos alunos, demonstrou a contrução do conhecimento, com iteração e redesenho, típico do design educacional. A participação ativa desses alunos, com trocas de vivencias somadas de um discente para o outro, foram guiadas pelo professor. Mais do que uma sequência de ensino aprendizado conclui-se para variadas possibilidades de construção de novas metodologias de ensino, capazes de contribuir com o aprendizado, em aulas de física e ciências. Não se trata de uma panaceia, mas sim, de uma importante contribuição para melhoria do processo de ensino aprendizagem em aulas de física e de ciências, em que outras portas se abrem para geração de novas tecnologias, inclusive com o uso de inteligência artificial, a se aguardar.
Referência(s)