Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LIÇÕES APRENDIDAS NO TRANSPORTE AEROMÉDICO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS, BIOLÓGICOS, RADIOLÓGICOS E NUCLEARES

2024; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25110/arqsaude.v28i3.2024-11004

ISSN

1982-114X

Autores

Débora Fernanda Haberland, Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Thais da Silva Kneodler, Fábio José de Almeida Guilherme, Letícia Lima Borges, Janete Pereira Lima, Alexandre Barbosa de Oliveira,

Tópico(s)

Risk and Safety Analysis

Resumo

As crises que envolvem substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN) são conhecidas por sua capacidade de causar danos significativos à saúde humana e ao meio ambiente. Segundo a Diretriz do Comando da Aeronáutica, em casos envolvendo essas substâncias, é responsabilidade do Comando da Aeronáutica realizar o transporte de pessoal e equipamentos especializados para intervir em situações resultantes de ataques ou acidentes, incluindo o transporte de indivíduos afetados por radiação ou contaminados. Objetivo: analisar as lições aprendidas em transporte aéreo de pacientes em emergências e desastres envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, a partir da percepção e experiência de profissionais de saúde do campo militar. Método: estudo qualitativo utilizou entrevistas semiestruturadas com 25, que atuaram em missões reais de evacuação aeromédica, sob a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, e foram analisadas pelo software IramuteqⓇ para análise lexical. Resultados e discussões: Os resultados encontrados demonstram que fatores relacionados ao uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), desgaste com uso do EPI e trabalho em equipe são preocupações dentre as lições aprendidas descritas pelos profissionais com experiência em EVAM QBRN. Esses dados podem suprir as lacunas de capacitação referidas pelos egressos. Conclusão: A capacitação dos militares com essa temática tem se demonstrado efetiva de forma que construam o conhecimento e correlacione a teoria com prática, para tomada de decisões, estando aptos a atuarem em uma situação real.

Referência(s)