RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA E AFROBRASILEIRA E RACISMO RELIGIOSO: RESSONÂNCIAS DO MACULELÊ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
2024; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29327/269579.7.3-5
ISSN2595-4911
AutoresKaroline Hachler Ricardo, Carla Alexandra Silva Pombo Soares, Elisandro Schultz Wittizorecki,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste estudo, realizado por meio de uma pesquisa-ação participante, tem o objetivo de analisar e discutir a experiência com o Maculelê nas aulas de Educação Física, inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade, realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Assim, num primeiro momento, foram apresentados o percurso investigativo da pesquisa e as potencialidades da utilização da técnica da pesquisa-ação participante. Após, foram feitas reflexões e análises sobre a experiência com a turma, o que possibilitou que estudantes e educadora atravessassem conceitos como raça e racismo religioso, por meio de diálogos sobre as religiões de matrizes africana e afrobrasileira. Destacamos que, apesar dos limites e dificuldades enfrentados em relação aos diálogos com o racismo religioso, a articulação entre Educação Física, decolonialidade e interculturalidade trata de uma potencialidade e possibilidade de um processo educativo que contemple todos(as) os(as) discentes, respeitando suas identidades, inclusive permitindo que se construa um espaço de diálogo cultural.
Referência(s)