Imagem-sacrifício na busca por uma Iconografia Política: o caso do Brasil oitocentista
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-326
ISSN1983-0882
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo tem por escopo refletir sobre a edificação do conceito imagem-sacrifício, na pintura brasileira oitocentista, com base nos estudos de Didi-Huberman publicados em L’image ouverte: motifs de l’incarnation. No âmbito da política brasileira do século XIX, alguns sintomas discutidos no livro francês aparecem claramente em trabalhos de Pedro Américo, Antônio Parreiras e Angelo Agostini. Primeiro, a abordagem da imagem como anacrônica, alicerçada por metamorfoses e montagens. Segundo, em tempos de crise, mitos imaginários são criados, e com eles a ilusão de um novo Brasil, fruto do diálogo entre iconografia política e iconografia cristã. O artigo traz dois problemas que suscitam atenção. Como e por que o mito heróico cristão é encarnado? Por que em tempos sombrios falsos mitos são criados? Para tentar responder tais questionamentos, nos debruçamos numa articulação entre visual, cristianismo e situação política do Brasil positivista durante a Primeira República. Por acreditarmos que a imagem é um ente sobrevivente, ela ganha destaque e é tratada como fonte primeira de estudo e análise.
Referência(s)