Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação profissional

2024; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.26843/ae.v17i00.1418

ISSN

1982-8632

Autores

Luciano Marcos Curi, Ana Lúcia Araújo Borges, Denise De Sordi, Jales André dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo aborda a diferenciação conceitual e histórica entre Ensino Superior e Ensino Técnico e suas ligações com a divisão do trabalho entre intelectual e manual, também conhecida como Dualidade Educacional ou Histórica. Objetivou-se evidenciar certos motivos históricos e sociais que levaram a essa diferenciação dual e algumas de suas consequências. Procurou-se também empreender uma análise crítico-educacional desta dualidade a partir da história do Ocidente. Trata-se de um estudo que teve como metodologia a pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e descritivos e procedimentos bibliográficos e documentais. Concluiu-se que essa dualidade deve ser estudada de modo crítico, contextualizado e desnaturalizado. Por fim, salienta-se a importância desta abordagem crítica para a formação ético-cidadã para o mundo do trabalho.

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