
Educação profissional
2024; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.26843/ae.v17i00.1418
ISSN1982-8632
AutoresLuciano Marcos Curi, Ana Lúcia Araújo Borges, Denise De Sordi, Jales André dos Santos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo aborda a diferenciação conceitual e histórica entre Ensino Superior e Ensino Técnico e suas ligações com a divisão do trabalho entre intelectual e manual, também conhecida como Dualidade Educacional ou Histórica. Objetivou-se evidenciar certos motivos históricos e sociais que levaram a essa diferenciação dual e algumas de suas consequências. Procurou-se também empreender uma análise crítico-educacional desta dualidade a partir da história do Ocidente. Trata-se de um estudo que teve como metodologia a pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e descritivos e procedimentos bibliográficos e documentais. Concluiu-se que essa dualidade deve ser estudada de modo crítico, contextualizado e desnaturalizado. Por fim, salienta-se a importância desta abordagem crítica para a formação ético-cidadã para o mundo do trabalho.
Referência(s)