Teoria da Mente e Desenvolvimento Sócio-cognitivo ao longo da Infância e Idade Pré-escolar
2008; Coimbra University Press; Volume: 49; Linguagem: Português
10.14195/1647-8606_49_2
ISSN1647-8606
AutoresCarla Martins, Ana Osório, Ana Paula Macedo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Teoria da Mente constitui um marco no desenvolvimento sócio-cognitivo que emerge em idade pré-escolar e se traduz não só na capacidade para atribuir estados mentais - pensamentos, crenças e sentimentos - a si mesmo e aos outros, como também de prever e explicar o comportamento e pensamento dos outros por referência a esses mesmos estados mentais. Diferenças observadas ao nível da idade de aquisição da teoria da mente suscitaram o interesse científico para o estudo de eventuais facilitadores contextuais do desenvolvimento sócio-cognitivo na infância, destacando-se, entre eles, a segurança da vinculação, o discurso materno e a interacção com os irmãos. Uma questão que permanece em aberto é a da relação entre teoria da mente e desenvolvimento da linguagem. O autismo parece constituir um caso especial de ausência da teoria da mente.
Referência(s)