Formação de professores de língua espanhola e artes em um Laboratório Interdisciplinar Online (LION)
2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.29051/el.v10i00.18516
ISSN2447-4045
AutoresIsadora Valencise Gregolin, Viviane Cristina Garcia de Stefani, André Garcia Corrêa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida em parceria entre uma universidade pública do interior de São Paulo e 3 (três) escolas de Educação Básica que analisa os percursos formativos de professores pesquisadores de língua espanhola e artes. Para tanto, descreve e problematiza, especificamente, o processo de desenvolvimento profissional dos professores em um contexto colaborativo e interdisciplinar com mediação e interação por meio da plataforma virtual Moodle e que resultou na configuração de um Laboratório Interdisciplinar Online (LION). Como resultados e contribuição para a área, a proposta de formação de professores, baseada em uma metodologia colaborativa e com ênfase na educação científica e tecnológica, tem promovido uma formação docente mais contextualizada e interdisciplinar, além de contribuir para uma melhor compreensão sobre a importância do design em contextos mediados por tecnologias digitais, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, do engajamento e do senso de pertencimento.
Referência(s)