
Promovendo os elementos do conhecimento do letramento probabilístico no ensino médio no contexto da loteria da Mega-Sena
2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51359/2177-9309.2024.261991
ISSN2177-9309
AutoresElisabete Rambo Braga, Clarissa Coragem Ballejo, Magnus Cesar Ody, Lorí Viali,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta investigação qualitativa buscou analisar de que maneira o trabalho com loterias, em específico a Mega-Sena, pode promover o letramento probabilístico, proposto por Iddo Gal, em estudantes do 2º ano do ensino médio. Participaram deste estudo 28 discentes, com idades variando entre 16 e 17 anos de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – Brasil. Os instrumentos de coleta de dados consistiram nas produções escritas, referentes às tarefas realizadas por esses estudantes, bem como nas anotações feitas em um diário de campo por um dos autores. A sequência didática possibilitou a abordagem inicial dos elementos do letramento probabilístico, de modo contextualizado. Nesta perspectiva, observou-se que as crenças, em determinados momentos, sobrepuseram-se aos próprios conhecimentos demonstrados pelos discentes. Além disso, a sequência contribuiu com o entendimento de conceitos probabilísticos e promoveu a integração destes à estatística, motivando, assim, os discentes para a aprendizagem. De fato, essa constatação reforça a relevância do emprego de práticas educativas voltadas ao ensino de probabilidade, numa perspectiva de desenvolvimento do letramento probabilístico, mediante variados contextos.
Referência(s)