Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Validade de constructo e confiabilidade de um questionário para análise da satisfação profissional para professores da Educação Básica

2024; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 15; Issue: 12 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v15i12.4450

ISSN

2178-9010

Autores

Aline Lima da Rocha Almeida, Diego André Bridi, Elis Regina Mazzurana, Inês Maria Gugel Dummel, Talize Foppa, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Edna Liz Prigol, Joel Haroldo Baade, Madalena Pereira da Silva, Marlene Zwierewicz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A ação docente tem papel fundamental na vida dos estudantes, por isso, é importante que o professor esteja satisfeito com sua profissão e as condições de trabalho que lhe são oferecidas. Neste sentido, é necessário criar instrumentos que possam avaliar com segurança, validade e confiabilidade o nível de satisfação profissional dos professores. Este artigo tem como objetivo validar um questionário desenvolvido para mensurar a satisfação profissional para professores da educação básica, por meio da avaliação da sua consistência interna para que o mesmo possa ser reprodutível com segurança em futuras pesquisas e intervenções no campo educacional. O presente trabalho foi desenvolvido a partir das aulas da disciplina de Pesquisa e Produtos Educacionais do Doutorado em Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Os resultados destacam a importância da consistência interna e da validade de conteúdo para garantir a qualidade e a aplicabilidade dos instrumentos de pesquisa.

Referência(s)