Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PAISAGENS SAGRADAS E LUGARES DE MEMÓRIA: INTERAÇÕES MÁGICO-RELIGIOSAS COM OS LOAS NO VODOU HAITIANO A PARTIR DAS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS NA REGIÃO DE ANSE-À-PITRES, ÀS MARGENS DO MAR DO CARIBE.

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Linguagem: Português

10.15210/lepaarq.v21i42.26667

ISSN

2316-8412

Autores

Sebastião Lacerda de Lima Filho, Emma Laurent, Manoel Odorico de Moraes Filho, Danielle S. Macêdo, Marcos Tadeu Ellery Frota, Allysson Allan de Farias,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

A presente pesquisa é fruto das reflexões construídas durante parte das atividades de campo do “Projeto Vodou: estudos de Antropologia Cognitiva, Etnobotânica e Medicina Tradicional na Isla Hispaniola, mar do Caribe”. Durante atividades de documentação de espaços sagrados na região de Anse-à-Pitres e Thiotte se pôde vivenciar e documentar alguns marcos na paisagem e no ambiente, assim como espaços naturais que foram intencionalmente modificados ou reaproveitados no que se refere ao simbolismo vodou. Tais espaços servem de peregrinação para membros da religião vodou e é onde eles entram em comunhão com os loas. O trabalho é em si a síntese de uma leitura etnográfica maior da relação entre comunidade, nichos ecológicos como espaços mágico-religiosos e os desafios de fazer ciência, refletir e construir conhecimento em um país arrasado e impactado por uma série de fatores naturais, históricos e sociais. Palavras-chave: Paisagens e Memórias. Vodou Haitiano. Leitura etnográfica. Anse-à-Pitres, sudeste do Haiti, Isla Hispaniola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX