
Roser Bru e a exposição individual no MAM Rio em 1964
2024; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20396/modos.v8i3.8677174
ISSN2526-2963
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo apresenta e discute a organização, realização e recepção da exposição individual de Roser Bru (Barcelona-Chile, 1923-2021), ocorrida em 1964 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Roser Bru nasceu na Espanha, mas se estabeleceu no Chile, participando ativamente do contexto artístico daquele país. A discussão parte de um objetivo geral de pensar a circulação de mulheres artistas em geopolíticas institucionais, que configuram processos de construção de reconhecimento de obras e trajetórias nas narrativas históricas. A análise considera o debate em torno de formação de redes internacionais para a circulação de artistas, ao observar os trâmites de organização da exposição entre instituições chilenas e brasileiras. Roser Bru foi a sexta artista estrangeira a realizar uma exposição individual no MAM Rio, em uma sequência de exposições internacionais dedicadas a artistas sul-americanas no museu. A investigação da exposição em si parte de fontes bibliográficas e de documentos do MAM Rio para o debate sobre sua organização, e os comentários sobre sua obra no Brasil são apresentados a partir de levantamento e análise das críticas sobre a exposição publicados na imprensa do período.
Referência(s)