POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
2024; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55906/rcdhv9n2-034
ISSN2526-3943
AutoresPedro Henrique Farias Vianna, Douglas Vieira Góis, F. Duarte, Creilson de Jesus Conceição, Irlan Marques Cunha Portela, Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira, Walter Machado de Amorim, S. Pereira, Tatiane de Araújo Rodrigues, Alessandra Patrícia Ribeiro dos Prazeres, Maurício Morais, Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, Huarlison de Souza Silva, Maíra Santiago Pires Parente, Marcos Paulo Parente Araújo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo analisa as políticas públicas brasileiras voltadas para a integração da educação, tecnologia e sustentabilidade no ensino básico e superior, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 (educação de qualidade) e o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima). A pesquisa é motivada pela crescente necessidade de alinhar a educação brasileira aos desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade e à inovação tecnológica, destacando a importância de políticas públicas eficazes para atender a essas demandas. O objetivo principal é examinar como as políticas educacionais no Brasil têm abordado essa integração, identificando avanços, lacunas e desafios. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura, com a análise de 14 artigos acadêmicos (10 em português e 4 em inglês) e 4 leis brasileiras: a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Plano Nacional de Educação), a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 (Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA) e a Constituição Federal de 1988. Os resultados mostram que, apesar dos avanços legais e conceituais, a implementação das políticas ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de maior capacitação docente. A pesquisa conclui que para alcançar os ODS, é essencial um alinhamento mais eficaz entre as políticas públicas e maior investimento em recursos e formação.
Referência(s)