Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mediações no letramento digital no ensino fundamental menor e na educação de jovens, adultos e idosos

2024; Volume: 6; Linguagem: Português

10.25248/rae.e18108.2024

ISSN

2596-0288

Autores

Fabricio Moraes Pereira, Yuri Neri Soares, José Vitorino Pinto Feitosa, Karolina Bezerra, Letícia Carneiro da Conceição, Carlos Jorge Paixão,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de trabalho em uma Sala de Informática Educativa de uma escola pública municipal de uma cidade do estado do Pará, Brasil. Relato de experiência: A princípio, utilizou-se softwares como editor de texto e uma plataforma de atividades lúdicas educacionais como ferramentas importantes para a mediação da aprendizagem. Foram trabalhadas atividades que incrementaram as noções espaciais, lateralidade, coordenação motora fina e letramento digital. Considerações finais: Entende-se que o contato e posterior familiaridade com os computadores puderam garantir, de forma transversal, melhoria na identificação de códigos, linguagens, leitura e escrita, tanto na digitação em teclado quanto em escrita cursiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX