
Identidade e Agência de Futuros Professores de Matemática na Residência Pedagógica mediado com Lesson Study
2024; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 23; Linguagem: Português
10.37001/remat25269062v23id589
ISSN2526-9062
AutoresLeonardo Lira de Brito, Dário Fiorentini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo interpretar e analisar narrativamente como residentes mobilizam e desenvolvem suas identidades ao longo de três módulos de um Programa de Residência Pedagógica (PRP) utilizando o Lesson Study (LS) como processo formativo e como agenciam seus modos de ser e atuar como Futuros Professores de Matemática (FPM). O estudo foi desenvolvido no PRP, no subprojeto de Matemática vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados e materiais foram coletados por meio de: diário de bordo do pesquisador construído durante três módulos; de entrevistas semiestruturadas com os residentes ao final de cada módulo, transcrição de parte dos planejamentos e regências bem como os relatos de experiência (RE) escritos ao final de cada módulo pelos residentes, sendo analisados e interpretados por meio da análise narrativa. Os resultados indicam que o PRP, por meio do LS, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos residentes e de sua identidade profissional, preparando-os para enfrentar os desafios da prática docente com maior confiança, autonomia e agência. Essas experiências reforçam a importância e necessidade de realizar programas de formação que integrem práticas colaborativas e reflexivas como o LS, visando o desenvolvimento profissional contínuo de futuros professores de matemática.
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